Comece a contar com benefícios multi-cloud e você logo fica sem dedos:

  • Evite o bloqueio de fornecedores
  • Combine a ferramenta certa para o trabalho
  • Acesso democratizado às partes interessadas
  • Equilibrar desempenho e custo

Claro, sempre há um problema. Para várias nuvens, uma das grandes armadilhas é a complexidade. Um estudo recente da  MIT Technology Review / VMware  (pdf) descobriu que 57% dos gerentes seniores de TI entrevistados relataram que os desafios técnicos e de habilidades eram “aprendizagens críticas” de suas implementações em múltiplas nuvens. Isso foi superado apenas pela segurança (62%) e pela integração de sistemas legados (59%). Mark Baker relata o estudo sobre  Computer Business Review .

Fonte:  MIT Technology Review Custom

O que fazer quando você alcança o “ponto de inflexão” da nuvem múltipla

Mais cedo ou mais tarde, a configuração de várias nuvens alcançará o que David Linthicum chama de “ponto de inflexão” no qual “o número de serviços que você usa excede sua capacidade de gerenciá-los adequadamente”. Em um   artigo da TechTarget , a Linthicum escreve que O ponto de inflexão varia de acordo com o tamanho de sua empresa, a complexidade dos serviços que você usa, questões de segurança / governança e o conjunto de habilidades de sua equipe.

A Linthicum lista quatro fatores que indicam que sua nuvem múltipla se beneficiará de uma plataforma de gerenciamento de nuvem de terceiros, como o  Morpheus :

  1. Seus desenvolvedores estão insatisfeitos com quanto tempo leva para alocar recursos para seus aplicativos?
  2. Seus gerentes estão incertos sobre quem é responsável pela segurança de recursos específicos da nuvem?
  3. Seus usuários estão reclamando de falhas de desempenho, muitas das quais são causadas por aplicativos que não obtêm os recursos de nuvem de que precisam?
  4. Você não pode cobrar os custos da nuvem para os departamentos e usuários apropriados?

Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for “sim”, você deve considerar o uso de uma plataforma de gerenciamento de várias nuvens (CMP). Seus desenvolvedores se beneficiam por serem capazes de alocar vários recursos de nuvem para seus aplicativos diretamente e sob demanda via GUI ou API / CLI. Um CMP também facilita o rastreamento de quem está provisionando recursos específicos e confirma que eles estão protegendo adequadamente as cargas de trabalho.

As pessoas inteligentes do Gartner gastaram centenas de horas conversando com clientes e fornecedores para criar o que é um framework bem elaborado para pensar sobre o espaço do CMP. Em sua “roda” você pode ver as principais categorias de capacidade. Existem ferramentas que fornecem um desses recursos em várias plataformas de nuvem. Há também ferramentas que fornecem uma gama desses recursos dentro de um conjunto restrito de plataformas. E depois há os unicórnios … verdadeiramente CMPs multi-função e multi-plataforma, como Morpheus.

Fonte:   Critérios de Avaliação do Gartner para Plataformas de Gerenciamento em Nuvem 
Sua estratégia multi-nuvem deve atender às necessidades de várias partes interessadas

No moderno mundo multi-cloud, as empresas precisam de uma maneira de se mover entre nuvens públicas e privadas de forma rápida, simples e confiável. A única maneira de conseguir isso é cortar a complexidade inerente de vários serviços individuais, como David Webster , da  BusinessWorld , explica. A chave é mudar o foco para a colaboração: colocar a experiência do cliente no centro criando “novos modelos de engajamento do cliente”.

Melhorar a experiência do cliente, gerenciar custos e aumentar a velocidade do DevOps são todos possíveis com a abordagem correta de orquestração de várias nuvens, que trata as equipes de infraestrutura, os desenvolvedores e os usuários de negócios como cidadãos iguais. A colaboração e as parcerias são mais fáceis de estabelecer quando todas as partes compartilham a plataforma que fornece os aplicativos e análises subjacentes que impulsionam os negócios.

No entanto, essas pessoas têm necessidades diferentes, por isso é fundamental encontrar um equilíbrio que atenda à sua necessidade fundamental sem comprometer a dos outros. Por exemplo, as equipes de operações de TI têm KPIs em níveis de segurança e serviço que tendem a levar a abordagens mais conservadoras para a adoção de tecnologia. As equipes de desenvolvedores, por outro lado, são todas relacionadas a velocidade e inovação contínua. As equipes de negócios se preocupam com diferenciação e inovação, mas não às custas de reputação ou custo.

Operações de negócios e de TI: segurança, custo e gerenciamento entre nuvens

TechRepublic ‘s Alison DeNisco Rayome relata que 86 por cento dos tomadores de decisão de tecnologia cloud em grandes empresas tem uma estratégia multi-nuvem. Os benefícios citados pelos executivos incluem melhor gerenciamento e flexibilidade da infraestrutura de TI (33%), gerenciamento de custos aprimorado (33%) e segurança e conformidade aprimoradas (30%).

A transição para uma operação de TI em nuvem significa obrigar a superar a inércia, ajustar-se às mudanças de funções e aprender novas habilidades. Realizar múltiplos benefícios na nuvem requer a superação de desafios em três áreas em particular, de acordo com  Gaurav Yadav, da CloudTech :

  1. Segurança na nuvem pública.  Embora a segurança da nuvem pública seja considerada robusta, o trânsito de dados da infraestrutura local para a nuvem pública precisa ser cuidadosamente planejado e implementado.
  2. Contabilidade de custos. A nuvem múltipla personaliza os recursos da nuvem, permitindo que os usuários escolham os serviços que melhor atendam às suas necessidades específicas. Para conseguir isso, a TI corporativa precisa fazer a transição de fluxos de trabalho impostos pelo fornecedor para uma infra-estrutura independente de fornecedor.
  3. Visualização de nuvem cruzada unificada.  O objetivo é oferecer aos usuários uma única plataforma de gerenciamento que permita visualizar e implementar cargas de trabalho usando vários serviços em nuvem, que são vistos como um único recurso, e não como “entidades isoladas”.

Desenvolvedores: Novas crianças com novas demandas

O que os desenvolvedores precisam da equação de gerenciamento de várias nuvens? Eles estão interessados ​​em acesso total à API / CLI, infraestrutura como código e velocidade de implantação. Como David Feuer escreve no  Medium , a proliferação de produtos e serviços para desenvolvedores é acompanhada por aumentos nos casos de uso e complexidade técnica de backend. A Feuer recomenda construir sua estratégia multi-nuvem a partir do zero, colocando APIs e desenvolvedores em primeiro lugar.

Os desenvolvedores querem usar ferramentas de ponta para criar aplicativos modernos. Os resultados do  Stack Findflow Developer Survey 2018  mostram que, ao escolher um empregador, a segunda maior prioridade dos desenvolvedores – após salário e benefícios – são as linguagens, frameworks e outras tecnologias com as quais eles trabalharão. Considerando que mais da metade dos desenvolvedores entrevistados têm seu trabalho atual há menos de dois anos, vale a pena para as empresas darem aos desenvolvedores talentosos acesso às ferramentas que precisam para se destacarem.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *